Austin, Perón & Pancho

Esta é a miniatura de um Austin 1948, em poder de uma família argentina há mais de 40 anos.

No dia 26 de abril de 2011 recebemos uma mensagem, no mínimo curiosa, da Argentina. Como não temos como verificar a veracidade desta história tão interessante quanto enigmática, nos limitamos a traduzir e publicar o texto. Na dúvida, resolvemos ajudar:

"Senhor Tosetto, de minha maior consideração e o maior dos respeitos.

Me dirijo ao senhor para te oferecer - ou ao clube de autos antigos do Brasil - esta verdadeira relíquia histórica, já que alguns conhecidos e amigos seus me recomendaram que o fizesse. Devo vendê-la por razões particulares de saúde, e talvez possa lhe interessar para alguma coleção privada. Ou ainda, já que é arquiteto, para decoração de alguma casa, de algum empresário relacionado com os autos antigos ou que queira simplesmente presentear aos seus filhos ou netos, já que se trata de uma relíquia histórica, de um dos partidos políticos mais transcendentes de nosso país: o verdadeiro peronismo, aquele de antes...

Mesmo depois de várias décadas, o povo argentino mantém sua admiração pelo casal Perón.

Em muitas oportunidades colecionadores de diversas partes do mundo já quiseram comprar de mim, porém nunca quis vendê-la e meu desejo é que não caiam nas mesmas mãos européias de sempre, senão pelo menos em nosso continente. Quanto mais perto for, melhor.

Passo a contar-lhe que não se trata de um dos tantos Austin que deram voltas através do mundo, nem tão pouco um de cor branca que andava por nosso país - e uns espertos quiseram aproveitar-se dizendo que seria o original e logo desapareceu. Trata-se do carrinho que foi ofertado pela mesma fábrica da Austin (Inglaterra) no ano de 1948 ao nosso presidente da época, Juan D. Perón, e outro similar ao Príncipe Carlos no ano de 1952, com algumas variantes de detalhes ínfimos.

Perón, junto a sua esposa Evita, utilizava o pequeno Austin em solenidades com corte simbólico de faixas, cada vez que se inaugurava uma escola dessa época, quando centenas de garotos corriam atrás dele a fim de tocá-lo ou subir em cima. Possui um número de série, 6826, o qual o autentica como verdadeiro e original. Além do mais, também possui fotos dedicadas de punho e letra do presidente a minha família, e também documentos fotográficos.

Foto de época mostra o Austin sendo usado por um "niño" - garoto em espanhol.

Se encontra em perfeito estado de conservação como demonstram as imagens, e não foi restaurado. A única coisa que se agregou foram as peças cromadas e raios próprios dessa época, para apresentá-lo em uma exposição de autos em escala de miniatura, a qual sem dúvida alguma ganhou o primeiro prêmio, não só pela beleza, senão também pelos 100% de originalidade, já que todavia possui os pneumáticos infláveis da marca inglesa Dunlop, com suas respectivas medidas em polegadas.

Tanto é assim que diretores da fábrica mencionada ficaram impressionados quando mostramos a numeração e medidas dos pneus na oportunidade de uma viagem feita até a Inglaterra. Isto se deve ao fato de que o temos em nossa família há mais de 40 anos, montado sobre tacos de madeira em um cômodo de nossa casa, conservando-o tal qual se vê desta maneira.

Carros antigos ficam sobre cavaletes. Já esta miniatura, fica sobre tacos mesmo.

Sem outro particular, pedindo a maior seriedade e confidência possível, me despeço de você saudando-o muito atentamente.

Te saúda, Jorge Pancho.

P.S.: Se não houver interesse de sua parte, sendo possível, me ponha em contato com algum interessado ou conhecido. Não deixe de me consultar sobre qualquer dúvida a cerca da história e originalidade do mesmo. Não é para mim um aborrecimento, senão ao contrário: uma satisfação.

Contatar-me através deste email."

O mini Austin, a espera de um novo dono, colecionador ou simplesmente entusiasta.

Nunca é demais lembrar que o site mplafer.net não tem fins comerciais. Portanto, não interferimos e não nos responsabilizamos por eventuais negociações. Apenas solicitamos que o possível comprador deste singelo brinquedo nos avise sobre a aquisição, para atualizarmos o artigo - o mesmo vale para quem descobrir algo concreto deste episódio.

Veja também:

2 comentários:

  1. Ainda recordo no final dos anos 60, existir em um parque de diversões situado naquela época na lagoa Rodrigo de Freitas - RJ (época anterior ao Tívoli Park) um carrossel destes carros Austin 1948. Recordo com clareza dos detalhes de acabamento como frisos metálicos cromados, aros de farol e grade frontal em metal cromados e das lentes dos faróis em vidro prismado amarelo. Não sei afirmar quanto a carroceria se construída de metal - die cast metal / chapa de aço estampada - ou se construída em fibra de vidro (material muito comum naquela época para brinquedos de parques de diversão). Porém os brinquedos deste parque, já naquela época remanesciam de algumas décadas anteriores, o que deixa qualquer afirmação da minha parte duvidosa. Posso afirmar quanto a outro brinquedo existente no parque: "bate-bate" ou "pista de choque", que naquela época chamava-se "auto-pista", de que os carros eram extremamente robustos e construídos em chapa metálica estampada, eu recordo bem disso. Eram veículos altos com capot arredondados e pintados à pincel com esmalte sintético - formato típico dos veículos dos anos 40 - e volante da direção com 4 grandes raios em aço com arco revestido em couro. O meu pai andava neste brinquedo comigo no seu colo (eu tinha em torno de 5 anos de idade). Grandes e adoráveis recordações!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo, grato pelo comentário enriquecedor, compartilhando tenras memórias. Abraço!

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.