Numerações do MP Lafer: chassi e motor

As numerações do MP Lafer estão entre as dúvidas mais comuns entre os compradores do modelo, ao solicitarem a transferência de propriedade do veículo, e aqueles que estão providenciando a placa preta para seu conversível. Os fiscais dos departamentos de trânsito, e também de algumas empresas de seguros, necessitam conferir a numeração do motor e do chassi, que constam na plaqueta de identificação do MP Lafer, localizada no interior do porta malas, na frente do carro.

A seguir, reproduzimos algumas questões que recebemos dos visitantes do mplafer.net, com as devidas respostas:

"Estamos paquerando um MP para comprar e queríamos saber onde fica a numeração do chassi, pois no carro que olhamos havia uma plaqueta com vários dados, como número do chassi número e do motor. Porém gostaríamos de saber: o número do chassi está gravado em algum outro local do veículo?"

- O número do chassi do MP Lafer está localizado entre os bancos dos passageiros, sobre o túnel central e abaixo do carpete, junto aos encostos dos bancos, conforme a próxima figura.

número do chassi no MP
O número do chassi fica em posição central na cabine de passageiros, junto ao túnel do assoalho.

"Tenho uma dúvida urgente que preciso resolver, pois vou fazer a vistoria para transferência do carro, e não consigo localizar o número do motor. Procurei no local que, imaginei, seria padrão para motores VW a ar, no local da carcaça que é a base do alternador. Não está lá. Depois fiquei sabendo que alguns motores VW têm esse número numa posição que, no meu carro, fica exatamente debaixo da capa da ventoinha, também conhecida como capelinha. Nesse caso, para visualizar o número, precisaria tirar essa capa. É isso mesmo?"

- Para localizar o número do motor do MP Lafer, é preciso levantar a tampa do motor e pedir para alguém segurar a mesma no máximo da abertura. Com o auxílio de uma lanterna, será possível encontrar o número
gravado de forma horizontal. Para tirar o decalque será necessário um pouco de malabarismo, como inclinar o braço numa posição de ponto cego, o que exigirá um pouco de paciência, mas que pode ser feito em poucos instantes.

Caso a numeração do motor não seja coincidente com a apontada na plaqueta de identificação, será necessário apresentar às autoridades uma cópia da nota fiscal do motor adquirido, ou uma declaração assinada atestando a conformidade da origem do motor.

núemro do motor no MP

O número do motor é de difícil acesso, mas pode ser visualizado sem a retirada de qualquer peça.

Veja também:

Guia de compra do MP Lafer
Como adquirir a placa preta
Manual de instruções

41 comentários:

  1. Onde exatamente fica a placa de identificação no interior da porta malas ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa plaqueta é bem visível, perto do porta-luvas. Alguns tapeceiros encobrem ela ao fazerem a forração do porta-malas.

      Excluir

  2. 2. Até 1986, o nº do chassi tem a seguinte estrutura:
    “MP + 2 algarismos + 1 letra + 4 algarismos”

    3. A partir de 1987 a numeração do chassi começa com a numeração da Volkswagen seguido do número da Lafer.

    Boa tarde !
    Estou com uma dúvida se o nº do chassi de um MP LAFER
    ano 1986 é original
    W468786detsp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este caso é específico e escapa da convenção. Porém, conhecemos este carro por fotos e ele é original.

      Excluir
  3. Bom dia, estou para adquirir um lafer e estou com medo de comprar gato por lebre. o dono me garantiu que o carro esta quase todo original, minha dúvida esta no chassi que a numeraçao esta assim: BF 002815---o motor BH 347101* modificado o documento esta de 20014 aguardo resposta urgente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem ao menos ver fotos do carro, da plaqueta de identificação e dos documentos, fica impossível dar qualquer opinião sem compromisso. Envie um e-mail para mplafer@tosetto.net com tais imagens.

      Excluir
  4. Boa tarde, estou comprando um lafer e o dono me garantiu que ele é original, ano 1974
    o numeo de chassi esta assim:BF 002815 e o numero do motor assim:BH 347101*modifi:marca/cap.p
    o que vc me diz é original ou não, estou sendo enganada ? nao devo comprar o carro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1974 a numeração do chassi seguia esta sequência: "MP 12 A 9999" onde "MP" se refere aos Móveis Patenteados da Lafer, "12" significa o mês de produção, "A" era o tipo da carroceria e "9999" era a sequência numérica de fabricação do carro.

      Excluir
  5. mandei as fotos no seu email, poderia dar uma olhada por favor.

    ResponderExcluir
  6. boa noite....tenho somente a carroceria do MPcomo faço para legalizar...
    45 99972-1375 wattsapp

    ResponderExcluir
  7. Boa noite estou finalizando um MP 80,e gostaria de saber qual a cor das latas do motor, estou achando que é a cor de fabrica VW:"preto fosco vinílico" mais consta no motor alguns vestígios de prata,como o do puma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, até onde temos conhecimento, a Lafer não alterava o motor da VW, nem na configuração mecânica e nem na estética.

      Excluir
  8. bom dia, quero comprar um mp lafer para restaurar, se souber de algum, por favor entre em contato comigo, email bitucams@terra.com.br, fone 67 981160268, é o mesmo número zap, obrigado

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, curiosidade:

    Até onde tinha entendido, o chassis do Lafer seria
    MP xx Y zzzz
    onde:
    xx - Mês de fabricação
    Y - Geração
    zzzz - Número de Série

    No entanto já vi no proprio site o XX com número 50. Este 50 seria 50º mês da geração Y ou na verdade o xx seria SEMANA de fabricação? (50a semana do ano de 19xx) ?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, o pessoal da Lafer que gravava as plaquetas do carro não era muito religioso. Este número "50" provavelmente era a inversão de "05" referente ao mês de maio. Abraço!

      Excluir
  10. Boa tarde, na nossa Lafer o numero do chassi segue conforme já explicado "MP + 2 algarismos + 1 letra + 4 algarismos", no entanto, após tem a inscrição "RM". O carro é ano 1974, é normal essa inscrição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galazzo, a princípio é normal, mas se você puder enviar imagens do número do chassi gravado no carro e imagens gerais do carro, podemos opinar com mais propriedade. O e-mail do site está na seção de contato. Grato.

      Excluir
  11. boa noite , estou adquirindo um mp ano 1987 , como saber se é original ,pois eu vi no comentário acima que esse ano de veiculo muda a numeração de chassi , então como identificar ?
    outra duvida o que vem escrito na plaqueta de identificação ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na plaqueta da Lafer vinha o modelo (ano), o número do motor, o número do chassi e o número da carroceria. Vale registrar que nunca houve muita rigidez nestas numerações e cada caso tem que ser avaliado de perto.

      Excluir
  12. Olá, boa noite.
    Parabéns pela diversidade de informações e esclarecimentos.
    Recentemente me foi oferecido um modelo Enseada 1991 com muita coisa do MP,mas depois de tudo que li, é correto concluir que se trata de uma réplica ???
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o Enseada foi alegadamente lançado como réplica do MG TD inglês, mas na prática era uma réplica do MP Lafer mesmo, pois tentou ocupar a lacuna deste após o fim de sua produção. Depois dele vieram outras marcas, como Agnis e SPAIC, usando a mesma fórmula de carroceria sobre o conjunto motriz do Fusca

      Excluir
  13. bom dia amigos ..preciso de um chassis documentado do avallone de preferencia azul, se alguem souber por favor entrar em contato. obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Amigos,estou com um Mg enseada 93, mais nao to localizando o numero d chassi dele, ele.é gravado n carro pu somente plaqueta? E quem souber onde fica por favor, comente pra ajudar aqui o amigo, vi q tem muita gente que entende bem do assunto! Emplaquei ele e preciso transfeirir! Aguardo! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As numerações do MG Ensedada são distintas do MP Lafer pois são modelos diferentes. Os modelos da Enseada foram construídos sobre chassis aproveitados de Fuscas usados, ao passo que a Lafer recebia chassis novos diretamente da Volkswagen. O fator complicador é que o Enseada era vendido também em forma de Kit, quando o comprador terminava a montagem sobre o chassi. Portanto, a lógica de numeração de seu carro deve ser a mesma dos Fuscas.

      Excluir
  15. Boa tarde amigo Tosetto.
    Este modelo de replica do enseada eu posso legalizar montando a carroceria sob o chassis do fusca documentado? Ele também leva todos os acessórios da MP Lafer certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado com as carrocerias do tipo "Enseada": há alguns anos elas podiam ser montadas sobre chassis usados de Fuscas, mas agora necessitam de inspeção veicular para aprovação como protótipo e não aceitam mais a base da VW, só chassi tubular. Além do mais, várias peças originais do MP Lafer não se encaixam nestas carrocerias, exigindo adaptações que nem sempre ficam razoáveis. É chato escrever sobre isso, pois as pessoas podem pensar que somos pedantes, mas na verdade é nosso dever fazer esse tipo de alerta para quem não tem experiência no assunto.

      Excluir
  16. Tenho um MP Lafer 1983 e há uns dois anos atrás fui fazer a transferência de propriedade e detectaram que no chassis tinha uma "barra" no meio da numeração e novamente botaram um número "7". Fiz a perícia e atestaram que era original, mas disseram nunca ter fisco um chassis com esta sequência e estou esperando o desfecho até hoje. Será que eu consigo alguma comprovação que em 83 a numeração era assim?

    ResponderExcluir
  17. Boa noite comprei uma carroceiria do STM 2000 e gostaria de saber se amesma tem que ter a plaqueta ou se e so o chassis mesmo? A placa eo o chassis , indicam qie é uma Brasilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos conhecimento sobre o STM 2000. Se o chassis indica que é uma Brasília, trata-se de um carro modificado, não construído numa fábrica.

      Excluir
  18. Boa tarde, primeiramente parabéns pelas maravilhosas respostas aos leitores MP.net
    Seria possível estimar o valor de mercado para um MP Lafer 1974 série "A", original em perfeito funcionamento , motor e câmbio Ok. DUT em branco licenciado 2022 .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser ver o carro de perto, ou ao menos fotos bem detalhadas, é impossível avaliar o estado de originalidade ou conservação de um carro antigo e, portanto, impossível lhe atribuir um valor ao menos próximo do que seria o justo.

      Excluir
  19. Sr. Tosetto, boa tarde!

    Em 27/02/23 adquiri um MP Lafer 1977, placa preta, de nº DCO 1977, na cidade de São Paulo-SP.

    Hoje, 15/03/23, fui realizar a inspeção de transferência para minha cidade, Belo Horizonte-MG, quando para minha surpresa o Investigador da Polícia Civil afirmou que o número do Chassis está violado, que sobre o chassis foi realizada uma "solda amarela" e sobre ela gravado o número MP20B1004.

    Assim, meu carro foi apreendido e será objeto de uma Perícia Técnica para averiguar o que houve e, na pior das hipóteses poderá até mesmo ser dado baixa no veículo e sucateado.

    O Sr. teria alguma informação acerca da gravação dos números dos Chassis do MP Lafer 1977, quando de sua fabricação?

    O Sr. possui alguma orientação para me ser repassada que possa me ajudar?

    Antecipadamente lhe agradeço.

    João Luiz C. Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme contato em aplicativo de mensagens, espero que a solução do seu caso seja breve e a contento!

      Excluir
  20. Anônimo2/4/23 12:17

    Bonjour , j'ai une mp 1982 et j,aimerais avoir le waring diagram quelqu'un peu m'aider. merci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour ! Pouvez-vous préciser ce que vous voulez ? Quel est l'objet de ce diagramme ? Lors de la traduction automatique de votre message, nous n'avons pas pu comprendre correctement. Nous vous remercions de votre compréhension et vous prions d'agréer nos salutations distinguées.

      Excluir
  21. Boa tarde
    O MP original vem escrito o que no documento CRLV?
    Existe algum modelo de MP com faróis quadrados na frente ao invés de redondos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No campo "MARCA/MODELO" do CRLV vem escrito "VW/MP LAFER" e algumas unidades do MP Lafer TI possuem faróis dianteiros retangulares com cantos arredondados, ao invés dos faróis circulares.

      Excluir
  22. Boa tarde amigo…
    Comprei um mp lafer ano 1975 e os documentos e chassi marca BS 578723
    Pergunta: foge daquela convençao …
    MP+2 algarismo + 1 letra + 4 algarismo
    É normal???
    Como adquirir seu livro
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É preciso investigar o que ocorreu, pois esta numeração de chassi para o ano do carro não é condizente com o procedimento adotado pela fábrica na época. Essa numeração me parece ser referente ao motor e não ao chassi, mas posso estar equivocado.
      Para adquirir o livro do MP Lafer envie um e-mail para jean@tosetto.net e informe seu endereço completo com CEP. A resposta virá com o valor do livro mais o preço do frete. Obrigado!

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.