AutoShow recebe um ilustre convidado

O irlandês Tom Martin sempre esteve ligado à velocidade. Quando jovem, foi piloto da Fórmula 3 européia, tendo como grande rival o também britânico John Watson - que anos mais tarde viria a se tornar vice-campeão mundial de Fórmula 1. Hoje Tom está à frente da Lifestyle Automotive, uma empresa especializada no comércio de carros de apelo esportivo.

No Reino Unido este nicho de mercado é bastante competitivo e o enfoque da empresa é oferecer alternativas viáveis às marcas de alto custo - mesmo para os padrões europeus - como Ferrari, Jaguar, Bugatti e Aston Martin. E justamente um modelo brasileiro se encaixa neste perfil: o roadster Lobini, fabricado artesanalmente em São Paulo.

Foi com o objetivo de realizar um test-drive e conhecer as novas instalações da Lobini que Tom Martin veio ao Brasil. E ele garante: o bólido brasileiro é muito bem construído, excelente para guiar e muito confortável, razões pelas quais se prevê o sucesso do modelo diante do exigente consumidor europeu.

Além do Lobini, a Lifestyle Automotive também representa o TD 2000 na Europa. Este carro foi concebido na Austrália nos anos oitenta, mas atualmente é produzido na Malásia. Assim como o MP Lafer - outro brasileiro de renome - o TD 2000 é inspirado no mítico modelo inglês MG TD, porém sua mecânica é japonesa: um valente motor Toyota 2.0 instalado na dianteira.

Diante das similaridades visuais, Tom Martin aproveitou sua visita para conhecer a versão tupiniquim do MG. O contato se deu através do site www.mplafer.net, que divulga as atividades do Clube MP Lafer Brasil. Este por sua vez tem participação freqüente nos encontros semanais do AutoShow - e não poderia haver melhor ocasião para ver os MPs de perto, em 30 de janeiro último.

Nosso visitante apreciou algumas soluções adotadas no modelo, como as janelas laterais de vidro e a possibilidade de se usar a capota rígida. Segundo ele, tais observações serão comentadas com os fabricantes do TD 2000. Este intercâmbio de informações pode ser de muita utilidade no aprimoramento do veículo.

Além do MP, Tom Martin pôde, através do AutoShow, conhecer melhor vários carros genuinamente brasileiros, alguns desconhecidos na Europa. Entre eles se destacaram o Puma GTB - uma vez que os modelos conversíveis sempre foram notórios - o Miura e o Bianco. Já o Karmann Ghia na versão TC impressionou por não ter sido vendido em outros países.

O fato da maioria destes modelos serem feitos em fibra de vidro, valeu o comentário de que os brasileiros são mundialmente bem cotados como fabricantes de veículos neste tipo de carroceria. Atualmente, a Chamonix herdou da Puma este referencial. Tanto o Lobini quanto o TD 2000, também são construídos com este material.

Ao ser gentilmente recepcionado pelos promotores do evento, surgiu a idéia do AutoShow vir a ser o palco de apresentação do TD 2000 em terras brasileiras. Explica-se: diante da boa receptividade do brasileiro frente a um modelo esportivo de linhas clássicas, como ocorreu com o MP Lafer, estuda-se a possibilidade de trazer para cá, no futuro, o esportivo criado na Austrália.

Há, no entanto, vários fatores envolvidos na tomada desta decisão. A começar pelo estabelecimento de uma parceria brasileira sólida e confiável, capaz de cooperar na viabilidade técnica e financeira do projeto. Neste ponto, vale a pena conhecer mais a respeito do TD 2000, através do site www.lifestyleautomotive.co.uk

Independente dos assuntos empresariais, Tom Martin leva do AutoShow boas recordações, novos amigos, e a certeza de que o brasileiro é tão apaixonado por automóveis quanto o britânico.

Jean Tosetto, editor do site do MP, e Tom Martin da Lifestyle Automotive, diante do MP Lafer de Miguel Cardoso no Sambódromo de São Paulo.

Por Jean Tosetto - especial para o site AutoShow

TD 2000 & MP LAFER .net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.