Restauração passo-a-passo 3

Três camadas de corTecnicamente difícil de ver em fotos pela Internet, a olhos nús é possível constatar as camadas de pinturas realizadas ao longo dos anos, na carroceria de fibra deste MP Lafer, a exemplo do que ocorrem nas edificações.

Gilberto Martines escreve em 18 de abril de 2008:

"No sábado, dia 12 de abril de 2008, fui até a oficina Tony-Car para ver o andamento da restauração do MP marrom. Ou seria MP vermelho? Ou seria MP azul?!

Depois da desmontagem preliminar da semana que passou, foi realizada a funilaria do carro. Também retirou-se o chicote elétrico e o motor. Esse MP Lafer já foi pintado três vezes: pela foto que mostra onde é fixado o pára-brisa, podemos observar o fundo cinza, depois a primeira pintura, azul metálica; a segunda pintura, vermelha; e por final a terceira, marrom metálico.

Foram feitas pequenas correções de superfícies no para-lama dianteiro e na tampa do motor. Já o capo frontal foi decapado para receber uma manta de fibra, para eliminar imperfeições deixadas em restaurações anteriores. No mesmo período trabalhou-se ainda na laminação do perfil da porta, onde é fixada a borracha de vedação.

Durante o tempo em que eu estive na oficina fiquei observando o trabalho detalhado do Toninho. Tomei a liberdade de fotografá-lo trabalhando em um outro carro, que está em um estágio mais avançado de restauração. Esse carro já foi totalmente decapado e o Toninho vai passando a mão por toda a carroceria, para localizar algumas imperfeições que visualmente não conseguimos ver. Ele faz marcas com um giz, para efetuar as correções posteriormente.

Conversei com o Toninho e ele me informou que na próxima semana, provavelmente, o nosso carro deva receber o fundo. Comentei com ele que estou contente com o ritmo do trabalho, e ele afirmou que o serviço está sendo rápido, pois o carro está com a fibra muito boa. Vamos aguardar até o próximo sábado."

Material maleávelA fibra de vidro é um material de alta resistência e maleabilidade, além de permitir a aplicação de camadas corretivas e de manutenção. Por isso mesmo seu manuseio deve ser confiado aos profissionais com experiência no ramo.

Atenção aos detalhesCom o objetivo de otimizar a aderência de borrachas e outros materiais, é imperativo a atenção aos detalhes, sanando eventuais irregularidades, como nos encaixes das portas laterais do veículo.

Giz sobre fibraO giz é usado para identificar as regiões da carroceria que devem ser trabalhas num segundo momento. Muita lixa e pouca pressa são fundamentais nesta etapa, além do uso do tato e da visão, devidamente treinados pela prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.