História do modelo esportivo VW SP ganha livro

Um VW SP2 de 1973 fotografado em Guarujá, no litoral paulista, em maio de 2002.
Um VW SP2 de 1973 fotografado em Guarujá, no litoral paulista, em maio de 2002.

Num pais onde escritores perdem espaço na Academia Brasileira de Letras, o registro sobre nossa indústria automobilística é feito por gente abnegada.

Por Jean Tosetto

Ainda não conheço o Juan Dierckx pessoalmente. Há alguns dias fomos virtualmente apresentados pelo Flávio Fernandes, engenheiro mecânico que começou a carreira na Lafer e a encerrou na Ford - um grande entusiasta tanto do MP Lafer quanto do VW SP2. Conversamos por telefone e combinamos uma troca de livros. Eu enviaria um exemplar do livro "MP Lafer: A Recriação de um Ícone" e ele me presentearia com um exemplar de seu primeiro livro, lançado em meados de 2021: "VW SP - A História de um Ícone".

O uso da palavra "ícone" no título não é a única coincidência entre os livros separados por nove anos em suas datas de apresentação. O Juan, assim como eu, tem um automóvel na garagem que serviu de inspiração para escrever um livro do zero. Ambos passamos a infância e a adolescência desenhando carros nos cadernos escolares. Ambos residimos em cidades pequenas do interior de São Paulo (eu em Paulínia e o Juan em Botucatu). Ambos percorremos a via tortuosa que é publicar um livro no Brasil, de forma independente.

Sejamos sinceros: raros escritores vivem somente de vender livros no Brasil. Quando você não é de um grande centro como São Paulo e Rio de Janeiro, as principais editoras e veículos de imprensa simplesmente ignoram você. Então, para um livro deixar de ser um sonho e ser impresso, o autor de primeira viagem precisa adotar o slogan "faça você mesmo". Ainda assim, tudo vale a pena, literalmente.

Capa do livro de Juan Dierckx: "VW SP - A História de um Ícone".
Capa do livro de Juan Dierckx: "VW SP - A História de um Ícone".

O belga Juan Dierckx é radicado no Brasil desde pequeno e comprou seu VW SP2 em 2012, depois de atingir a estabilidade familiar e profissional. Com sua aposentadoria se aproximando, ele começou a pesquisar sobre tudo a respeito do carro, não só na Internet como em revistas e outros documentos impressos. Ele também conseguiu conversar com parte da equipe que trabalhou no projeto do automóvel, na virada da década de 1960 para os anos de 1970.

O resultado é um livro de quase 150 páginas, impresso papel couché de ótima gramatura, em formato grande, com dezenas de imagens coloridas. Fazendo o trabalho que jornalistas profissionais não fizeram, infelizmente temos poucas referências sobre a obra de Juan nos grandes veículos de comunicação. A honrosa exceção, até o momento, é da revista Auto Esporte, em sua versão eletrônica.

O livro independente de Juan é ricamente ilustrado.
O livro independente de Juan é ricamente ilustrado.

Entregando uma confissão que provavelmente eu deveria guardar para mim, penso que a maioria dos jornalistas da velha guarda especializada em automóveis fazem pouco caso dos livros escritos por gente que não pertence aos seus círculos profissionais cada vez menos influentes. Acostumados com as generosidades oferecidas pelas grandes marcas em tempos pré-Internet - incluindo viagens para lugares exóticos para cobrir lançamentos de carros sobre os quais eles jamais vão escrever livros (somente reportagens simpáticas com dados fornecidos pelos departamentos de Marketing); eles não foram capazes de transferir essa generosidade para quem ganhou voz com o advento das redes sociais: fazem o possível para ignorá-los e os tratam com fina ironia nas poucas ocasiões onde as exceções são concedidas.

Não tem problema, as pequenas inciativas, que dão vida aos incontáveis nichos de atuação permitidos pela Internet, dão conta do recado. É desse modo que você, que aprecia o VW SP, fica sabendo que agora este esportivo conta com um ótimo livro. Aqui, cabe uma menção para o pessoal do Portal Maxicar, que há anos faz uma cobertura profícua sobre o antigomobilismo no Brasil; e ao Jornal dos Clássicos, que teceu uma resenha completa sobre o livro do Juan. Além disso, temos a Revista Classic Show, que além de dar espaço para os escritores independentes, também oferece um canal de vendas para suas obras.

Para quem gosta de carros antigos e esportivos no Brasil, e dá valor para o registro daquilo que os pioneiros da nossa indústria fizeram no passado, o preço promocional de R$ 50 mais frete é irrisório perto do empenho e da inciativa de pessoas como o Juan Dierckx. Você pode encomendar um exemplar autografado de "VW SP - A História de um Ícone" diretamente com ele. Anote o e-mail:

juandierckx@gmail.com 

Veja também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.