Galeria 2020: Rodrigues

O MP Lafer 1983 estacionado diante do Estádio Mangueirão, em Belém do Pará.
O MP Lafer 1983 estacionado diante do Estádio Mangueirão, em Belém do Pará.

O MP LAFER NÃO PÁRA: TEM MP LAFER NO PARÁ

Estamos sempre com o radar ligado nas redes sociais. Nunca se sabe de onde vem uma colaboração para o mplafer.net - estas fotos vieram pelo nosso perfil no Twitter, por exemplo. Foram enviadas pelo Alacid Barreto Rodrigues. Ele mora em Ananindeua, o segundo município mais populoso do Pará, na região metropolitana de Belém, a capital do estado.

Ele fez um passeio de MP Lafer pela região e suas fotos revelam alguns pontos turísticos do entorno, como o Mangueirão, como é conhecido o Estádio Olímpico do Pará (cuja denominação oficial é: "Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença"), palco dos clássicos entre Remo e Paysandu, times de futebol que já disputaram a primeira divisão do campeonato nacional.

O Mangueirão foi inaugurado em 1978 e tem capacidade para 45 mil espectadores. Recebe também os jogos do Sport Club Belém. Como já havia sido reformado no ano 2000, o Mangueirão precisava de poucos ajustes para ser uma das sedes da Copa de 2014, disputada no Brasil. Porém, os organizadores escolheram levar a sede amazônica dos jogos para Manaus, onde construíram um "elefante branco" com o dinheiro do contribuinte.

O para-choque deste MP Lafer tem uma haste superior que não existia na peça original.
O para-choque deste MP Lafer tem uma haste superior que não existia na peça original.

Belém é uma cidade pujante, fundada em 1616 pelos portugueses que colonizaram o Brasil e que ali estabeleceram um porto que se revelou de importância estratégica comercial e militar, ao longo dos séculos. Atualmente conta com cerca de 1,5 milhão de habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Região Norte e a 12º do Brasil.

Em 2016 o governo estadual do Pará avançou com o prolongamento da Avenida João Paulo II, importante ligação entre Belém e Ananindeua. Sobre os lagos Bolonha e Água Preta foram construídas pontes de estruturas metálicas formando arcos superiores, devidamente montadas em terra firme e deslocadas sobre os poucos pontos de apoio imersos nos recursos hídricos. O local tornou-se uma espécie de cartão postal da cidade.

Seria o Batmóvel na chefatura da polícia de Gotham City? Não: é o MP Lafer diante de uma biblioteca.
Seria o Batmóvel na chefatura da polícia de Gotham City? Não: é o MP Lafer diante de uma biblioteca.

Nosso breve passeio termina diante da Biblioteca Municipal Avertano Rocha, no Distrito de Icoaraci em Belém do Pará. O belo prédio, de estilo eclético típico da Belle Époque, foi construído por um português que deu nome ao chalé: Tavares Cardoso, livreiro que enriqueceu na cidade durante o Ciclo da Borracha, que teve o auge no Brasil entre 1880 e 1910.

Em 1972 a edificação foi encampada pela municipalidade, sendo integrada ao Ginásio Municipal. Mesmo assim, ficou décadas abandonada até de ser restaurada em 1999, passando a abrigar, também, o Museu de Artes Populares.

Assim encerramos mais uma atualização do nosso site, que incentiva a curtição pelo MP Lafer e o prazer da leitura, sem ressalvas. Seguimos cultivando esses valores por tempo indefinido. Até a próxima!


Veja também:




Vivalendo.com recomenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.