Percival Lafer - o criador do MP

Percival Lafer esteve a frente do projeto do MP durante 18 anos: entre 1972, quando reuniu uma equipe para construir o primeiro protótipo, e 1990, quando licenciou a última unidade para venda. Desde então ele se mantém discreto, sem freqüentar os encontros de carros antigos e passeios envolvendo o MP. Mesmo suas declarações para a imprensa especializada, a respeito do assunto, tem sido muito reduzidas.

Segundo Antonio Ferreira da Cruz - o Toninho, que trabalhou na fábrica do MP durante vários anos - em 1986 Percival Lafer ensaiou a permanência do modelo no mercado, construindo um protótipo, com motor AP da Volkswagen na dianteira. Mas os altos e crescentes custos de produção inviabilizaram a continuidade do sonho. Este carro, na cor preta, estaria conservado numa propriedade de seu criador.

Em setembro de 2004, Percival Lafer resolveu quebrar o gelo e finalmente foi conhecer a turma que mantém viva a memória do MP Lafer em São Paulo. Quem nos conta melhor esta história são alguns de seus próprios protagonistas. Acompanhe:

Nelson "Barata" Ormezzano:

"Ontem (14 de setembro de 2004) eu, Moacir Mondoni e Ari Ruiz, estávamos conversando junto dos MPs na passarela do Sambódromo, quando um senhor chegou perto do Moacir e perguntou se ele sabia quem foi o fabricante daquele carro. O Moacir respondeu que foi o Percival Lafer.

O senhor perguntou:
- Mas você conhece o Percival Lafer?
O Moacir respondeu:
- Não tive o prazer...
Então ele disse:
- O Percival Lafer é aquele senhor.

E o chamou. Ficamos muito emocionados - o Percival Lafer ali em pessoa, na nossa frente! Estendi-lhe a mão e disse:
- É um prazer e uma honra conhecer o criador desse carro que tem milhares de admiradores.

Aí o papo rolou solto por mais de meia hora. A seguir chegaram Walter Arruda e Romeu Nardini (presidente e diretor do Clube do MP, respectivamente), Miguel Cardoso e Roberto Vignon, e o Sergio da March, que fotografou tudo.

Uma curiosidade, contada pelo próprio Percival: o terreno e as instalações da Lafer na Via Anchieta foram vendidos para o Hipermercado Extra. Os moldes do Lafer estão enterrados a cinco metros de profundidade, debaixo do mercado. Portanto, aqueles que possuem um Lafer e forem lá, estarão pisando sobre o que sobrou deste maravilhoso carro."

Sergio da March:

"Nesta terça, no Sambódromo, o Clube do Lafer teve a visita de uma celebridade, nada menos que o pai de todos os MPs: o senhor Percival Lafer.

Foi um grande prazer para nós conhecermos a pessoa que teve a brilhante idéia de criar aquele que, para muitos, é o carro mais carismático até hoje fabricado, e que povoou o sonho de muitos adolescentes nos anos 70 que hoje passeiam felizes e orgulhosos com a realização de um sonho: ter um Lafer. Obrigado Percival!"

Walter Arruda:

"Logo que me reuni ao grupo que estava em volta do Percival Lafer, apresentei-me como Presidente do Clube do MP Lafer e procurei passar toda a situação em que se encontravam os MPs. Mostramos alguns exemplares que estavam naquele momento no Sambódromo, como exemplo do nível de restauração que estão sendo feitos nos MPs. Ele muito gentil, e visivelmente cauteloso, fez muitas perguntas a respeito de como estamos conseguindo peças e as dificuldades na restauração. Ficou surpreso com o número de MPs que comparecem aos nossos Passeios e solicitou que não deixássemos de mandar convites para ele, pois na primeira oportunidade ele estará presente.

Creio que seria oportuno a publicação destas fotos, tendo em vista que apesar da idade do Clube do MP, é o primeiro contato com o pai do MP."



Gilberto Martines:

"Também tive o prazer de conhecer na terça-feira passada o Senhor Percival, pude até participar da foto que foi colocada no site. Tive a oportunidade de conversar com ele e mostrar a minha mini oficina do Lafer (diorama) e receber um pequeno elogio pelo trabalho que realizei.

Eu tinha em minha mente uma imagem do Senhor Percival como uma pessoa inacessível. Porém, ao conhecê-lo pessoalmente, demonstrou-se muito humilde, sereno, atencioso e de uma educação ímpar.

Ao contar para ele que já tive seis MPs e que eu o admiro muito pela obra de arte que criou, ele agradeceu e sorriu não dizendo nada. Nesse momento eu pensei: "o Percival deve estar achando que sou um louco"... Porém, espero que ele entenda que sou mais um apaixonado por esta jóia que ele idealizou."

Atualmente, Percival Lafer, que é arquiteto de formação, dedica-se ao principal ramo de atividade de seu grupo empresarial, o de móveis articulados. Para saber mais a respeito acesse o site:

www.lafer.com.br

Primeira publicação no site mplafer.net: setembro 2004

Percival Lafer - Construtor de sonhos

6 comentários:

  1. Eu possuo um mp cor amarela ,ano 1974,tenho a placa antiga Ef 7887,meu esposo me presenteou dissenso que este carro seria o primeiro a ser fabricado e doado ao Emerson Fittipaldi, gostaria de saber se existe foto do primeiro carro sem doado ao Emerson Fittipaldi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O MP Lafer doado para o Fittipaldi era amarelo, mas não temos registros dele. Caso queira enviar fotos de seu carro, escreva para mplafer@tosetto.net - grato.

      Excluir
  2. Boa noite. Vi um MP anunciado pra venda entre outros tb interessantes. Mas um deles me chamou a atenção...Ano 1988 motor a alcool original com 2 carburadores e rodas RAIADAS e cromadas muito bonitas. Fki fruto de CRIACAO de algu.m dono ou SAIU DE FÁBRICA ASSIM?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Tive dois MPs um 1974 final do chassi 0009 e outro 1988 já com vidros elétricos.já tive vários carros,mas nada se compara a um MP Lafer.

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.