Miniatura de lata para um carro de fibra

O MP Lafer original era feito com carroceria de fibra de vidro, mas esta miniatura é feita com lata de óleo.
O MP Lafer original tinha carroceria de fibra de vidro, mas esta miniatura é feita com lata de óleo.

O artesão Milton Cruz faz miniaturas de lata para modelos clássicos e antigos, dentre eles o mais bonito: o MP Lafer.

Por Jean Tosetto

O compromisso em São Paulo era no Consulado Italiano, que fica na Avenida Paulista. Fui acompanhar meu pai na entrega de documentos da família para o reconhecimento da cidadania italiana - um sonho acalentado por nós há mais de dez anos. Chegamos na cidade um dia antes, para evitar imprevistos com o horário agendado logo cedo, e resolvemos caminhar pelas redondezas, admirando a arquitetura da metrópole, vendo o agito do trânsito e o vai e vem das pessoas.

Um cidade como São Paulo tem muita gente nas ruas e muitos fantasmas também. São fantasmas de carne e osso, mas invisíveis para os demais. Para quem gosta de vagar pelas calçadas anonimamente isso é ótimo, mas deveras desumano, pois engloba também aqueles que não querem cair no esquecimento.

No meio daquela tensão, com pessoas olhando para os lados somente para se certificar de que não tem alguém querendo lhe surrupiar a carteira, tivemos um momento para nos lembrar de casa. Da garagem de nossa casa. Vimos uma linda miniatura de MP Lafer tomando sol sobre uma caixa de papelão. Perguntei o preço só para tirar o dinheiro suficiente do bolso, pois já estava decidido pela compra.

O senhor que me atendeu se chama Milton Cruz. Lembrei de te-lo visto uma vez em Águas de Lindóia, num encontro de carros antigos. Ele confirmou que esteve lá a convite de um clube que lhe ofertou a viagem. Além do MP Lafer, naquele dia ele tinha miniaturas de Fuscas e de um Ford V8 para vender. Mas ele também faz miniaturas do MG Avallone. Logo notamos que ele entende do assunto, pois conhece as marcas e os modelos com muita propriedade.

Milton Cruz e Jean Tosetto na esquina da Avenida Paulista com a Rua Haddock Lobo em São Paulo. (foto: Anibal Tosetto)
Milton Cruz e Jean Tosetto na esquina da Avenida Paulista com a Rua Haddock Lobo em São Paulo.

No estande de vendas sobre caixas de papelão, Milton oferece miniaturas do Ford V8 de 1932 e dos famosos Fuscas.
No estande de vendas sobre caixas de papelão, Milton oferece miniaturas do Ford V8 de 1932 e dos famosos Fuscas.

O volante controla as rodas e a suspensão dianteira tem curso: a desalinhada miniatura de lata do MP Lafer, feita pelo Milton Cruz, é perfeita para nós.
O volante controla as rodas e a suspensão dianteira tem curso: a desalinhada miniatura de lata do MP Lafer, feita pelo Milton Cruz, é perfeita para nós.

Logicamente nos tornamos amigos. Eu, meu pai Anibal e o Milton Cruz. Desejamos que ele venda muitas miniaturas, principalmente do MP Lafer. Ele não tem e-mail para contato, nem site, nem aplicativo de celular - apenas um telefone fixo que vamos repassar somente para os interessados. Para encontrar o Milton em São Paulo, você deve caminhar pela Avenida Paulista nos dias de semana. Ele também vai ao encontro de carros antigos da Estação da Luz em São Paulo, realizado no primeiro domingo de cada mês.

Estávamos em São Paulo em busca de reconhecimento. O reconhecimento da cidadania italiana. Mas acabamos reconhecendo o talento de um senhor que faz seu trabalho com paixão. Ele usa lata de óleo de motor para fazer seu carrinhos. Os para-brisas são de acetato, os faróis são compostos por botões de camisas. As rodas são feitas com tampas de garrafas de vidro - uma colada na outra. O aro da direção é um pedaço de fio de cobre encapado. Um olhar atento e verifica-se que não há esquadro nas formas da miniatura - não importa, ela é perfeita para nós.

Veja também:

3 comentários:

  1. Iracema Rocha19/1/17 15:40

    Lindo demais! Arte pura! Sabedoria divina inata! Parabens pela sensibilidade de reconhecer o trabalho. Nos tambem andavamos pela Paulista quando tivemos essa grata surpresa! Obrigada pela divulgação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Iracema, grato pelo comentário. Estamos na torcida para que o Seu Milton venda muitas miniaturas de lata do MP Lafer. Abraço!

      Excluir
  2. Atendendo aos pedidos crescentes que nos chegam, e com autorização do Milton Cruz, disponibilizamos seu telefone de contato: (11) 2056 2012.

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.