Galeria 2008: Locke

MP 1976 de primeira mãoEste MP Lafer 1976 está com a mesma proprietária desde zero quilômetro.

SÓ O AMOR CONSTRÓI

Você pode pensar que o site mplafer.net é especializado no carro que dá nome à publicação. Logicamente compartilhamos muita informação à respeito deste conversível - e de fato nos empenhamos nesta tarefa. Mas em primeiro lugar valorizamos as pessoas, o que elas tem a dizer, e muitas vezes a ensinar. De certa forma o MP Lafer é um mote, a partir do qual entramos em contato com gente que não se importa em pensar de um modo um pouco diferente daqueles que, passivamente, assistem a vida passar pela janela.

Posto isto, tivemos o prazer de conhecer - durante a largada do passeio do Clube MP Lafer Brasil para a Riviera de São Lourenço, em 26 de abril de 2008 - a artista plástica Jane Locke Ferla, ou simplesmente J Locke, como ela prefere se definir. Aos 79 anos de idade ela veio dirigindo seu MP Lafer 1976 comprado na época de seu lançamento, e que ostenta ótimo estado de conservação e originalidade. Ela estacionou o conversível no posto da Rodovia dos Imigrantes, ao lado do MP deste que vos escreve - "apenas" 47 anos menos experiente.

O que logo chama a atenção quando J Locke está em seu carro, é o escudo de auto proteção que ela mandou confeccionar em kevlar, um material de altíssima resistência. A marca deixada por uma bala de Magnun 44 denota que o artefato passou por um teste implacável - porém feito em condições controladas de segurança - é que a artista afirma que a patente de sua criação foi requerida. Ocorre que o processo, após se arrastar por longos oito anos, foi interrompido quando as forças armadas brasileiras tomaram ciência do assunto - que obviamente é muito sério.

Escudo de kevlarO escudo de Jane: equipamento foi vetado ao mercado pelas autoridades.

Sem desanimar, nossa colega instituiu a Campanha da Boa Vontade no Trânsito, que consiste em portar dois cartões. Acostumada a guiar seu MP Lafer pelo trânsito caótico de São Paulo, no qual as manobras deselegantes ocorrem a cada esquina, sempre que alguém fecha o seu caminho ou comete alguma infração, ela mostra o cartão amarelo. Neste momento você pensa: "o estressado vai responder com chumbo grosso!"

Porém, as pessoas geralmente se desarmam quando vêem que é uma senhora de respeito que fez a interpelação. Segundo Jane, é comum que estes motoristas, apressados e tomados pela raiva, abram um sorriso e até peçam desculpas pelo ocorrido. É nesta hora que ela mostra o cartão com um coração desenhado, onde se lê "EU TE AMO" - mensagem que ela também oferece, logo de cara, para alguém que tenha feito uma gentileza no tráfego.

Cartão amarelo para os apressadosA advertência emprestada dos campos de futebol - uma linguagem que todos entendem.

Só o amor constróiNunca é demais repetir uma frase como essa. O símbolo do coração também é universal.

Não cabe a nós incentivar o uso de escudos - vamos deixar eles para os agentes militares treinados. No entanto, apoiamos todas as iniciativas que propagam conceitos positivos, especialmente os que denotam o respeito ao próximo. A cortesia no trânsito, onde dividimos o espaço com estranhos, é possível. Mesmo para quem não é artista ou portador de um temperamento excêntrico, pois todos podem ter um pouco de boa vontade.

J Locke e seu MP LaferJane Locke trabalha atualmente num projeto de reciclagem de metais.

Anterior - Galeria 2008 - Próximo

MPs em Rivera de São Lourenço
Jane Locke - Ela te ama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.