4º Passeio do MP Lafer - Itapetininga 2000

Com a proximidade de mais um passeio do MP Lafer, damos continuidade ao resgate da memória das primeiras edições do evento, sempre com a colaboração de Gilberto Martines, que enviou ao site mplafer.net suas preciosas imagens.

O ano 2000 costumava guardar uma áurea mística na mente das pessoas - uma data redonda facilmente associada à chegada do futuro e suas conseqüências dúbias, como se num passe de mágica todas as pessoas passassem a usar roupas prateadas e a andar em carros flutuantes, em contraponto ao catastrófico fim do mundo. O ano 2000 chegou, o mundo não acabou e felizmente muita gente levou para o século 21 o gosto por calças jeans e automóveis antigos - MP Lafer incluso.

Coube à Itapetininga receber a caravana de MPs naquele ano. Berço de Júlio Prestes, eleito presidente do Brasil no começo dos anos de 1930, a cidade tornou-se um foco de oposição à Getúlio Vargas quando este tomou o poder federal, sem que o paulista fosse empossado. Seu nome de origem tupi-guarani (caminho seco das pedras) não impediu que Itapetininga recebesse o carinhoso apelido de "Atenas do sul paulista", devido a notória vocação cultural e abrigo de várias escolas.

Gilberto MartinesGilberto Martines e seu MP Lafer dourado, pouco antes da largada.

Ao contrário de outras oportunidades, esta edição do passeio do MP foi agendada para o início de abril, exatamente em seu primeiro dia, tendo a carta convite sido enviada no dia 25 de fevereiro, marcando o ponto de partida no Km 30 da Rodovia Castelo Branco, onde se localiza o Posto BR Graal. Devido ao longo percurso - primeiramente seguindo cerca de 100 Km até Tatuí, para depois chegar ao destino final 40 Km depois - o horário de partida foi antecipado para as 9:15 da manhã.

Ter que acordar mais cedo e percorrer uma distância considerável - 170 Km para quem partiu da capital - não foi motivo de desânimo para o membro do Clube MP Lafer Brasil. Naquela ocasião, como sempre num sábado, foram reunidos na área central de Itapetininga o belo número de 80 carros - um atrativo diferente para os cerca de 120 mil habitantes que a cidade tinha na época, marca que saltou para próximo de 145 mil em 2007.

MPs em ItapetiningaConversíveis sobre pedras portuguesas, na terra das escolas e da cultura.

Depois de Itapetininga, a Rodovia Castelo Branco seria usada mais tarde, em 2004, para o passeio até Itu. Mas o registro de 2000 não seria completo sem mencionar o incentivo de Adilson Nicoletti, morador do município e entusiasta do MP Lafer, tendo sido decisivo para a escolha do local por parte do Clube.

Por Jean Tosetto e Gilberto Martines.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.