Evento festeja 50 anos da indústria no Grande ABC


Primeiro evento de grande porte no Grande ABC acontece no final de agosto em São Caetano do Sul e vai reunir carros de todos os segmentos no Espaço Verde Chico Mendes.

Um evento do tamanho da história que o Grande ABC tem com o mundo do automóvel. Essa é a proposta do ABC Old Car & Parts, o primeiro encontro de carros antigos que vai acontecer entre os dias 24, 25 e 26 de agosto no Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano do Sul. Com o objetivo de reunir veículos clássicos, antigos e especiais, o evento lança a idéia de um grande acontecimento de culto ao automóvel realizado na região que mais se identifica com o setor. Há mais de cinqüenta anos o Grande ABC paulista é o maior e mais importante pólo produtor de veículos automotores do Brasil, embora nunca tenha tido um evento que retratasse essa história.

Criado pela Hp Press Comunicação em parceria com outras empresas relacionadas ao setor, o I ABC Old Car & Parts vai desfilar veículos históricos do setor de automóveis, caminhões, motocicletas e veículos especiais, como os fora-de-série e os hot hods. “Além da produção convencional em linhas de montagem, a região se destaca pela qualidade da produção de veículos especiais e personalizados”, explica o jornalista André Gomide, um dos idealizadores do encontro. “Boa parte dos empresários que atuam no negócio do carro antigo também possui sede aqui no Grande ABC e esse evento é uma reivindicação de todos eles”, conclui.

Outro ponto favorável para o início de uma longa tradição é o fato de a Prefeitura de São Caetano ter disponibilizado o Espaço Verde Chico Mendes, um enorme parque (140.000 m2) que é capaz de acomodar um grande volume de veículos (mais de 1.000), em suas largas e arborizadas avenidas. “Com o apoio da Prefeitura e de toda a rede comercial, através da Aciscs – Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul, o I ABC Old Car & Parts vem para fincar a bandeira de evento de projeção nacional”, explica o publicitário Ney Euphrausino, diretor de Marketing da Hp Press Comunicação.

A exposição, cuja produção é da Target Eventos, empresa parceira, será dividida em blocos que atendem aos diferentes segmentos. O Shopping Parts, uma das alas que serão distribuídas pelo Espaço Verde Chico Mendes, vai reunir as lojas e micro empresários especializados na comercialização de peças e acessórios antigos e miniaturas, além de produtos relacionados como objetos antigos de postos de gasolina e garagem de remanufatura. Um dos principais restauradoresnacionais do lendário modelo T da Ford, por exemplo, tem sede em São Bernardo do Campo.

As avenidas do Espaço Verde Chico Mendes, localizado no bairro Cerâmica, serão rebatizadas durante o período do vento com nomes de pessoas que se destacaram nesses cinqüenta anos de história. “Outra proposta é criar o Clube dos 50, um grupo de pessoas que tenham suas vidas profissionais envolvidas com o setor há mais de meio século. Essa é uma forma de homenagear aqueles que ajudaram a construir a história dos automóveis no ABC”, acrescenta André Gomide. Para tanto, será criada uma comissão para cadastrar essas pessoas que terão um momento exclusivo durante o evento. “Tenho certeza de que nos próximos anos esse Clube será um dos destaques do evento, pois são pessoas que conhecem a verdadeira história das inúmeras linhas de montagem, além de “causos” interessantes”.

Para o primeiro encontro, que abre as portas no dia 24 de agosto e vai até dia 26, são esperadas mais de 30 mil pessoas, embora o Espaço Verde Chico Mendes tenha condições e estrutura para receber um público pelo menos três vezes maior. “Vamos utilizar todos recursos para divulgação junto aos órgãos de imprensa, além do apoio que teremos dos clubes envolvidos”, explica Ney Euphrausino. A visitação do público durante o evento será gratuita, mas será incentivada a doação de um quilo de alimento não perecível. O volume arrecadado será encaminhado a uma entidade assistencial do município.

Texto de Rubens Justo enviado ao site mplafer.net em 19 de julho de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.