Outras marcas: PGO Cevennes & Speedster II

O PGO Cevennes testado por Tom Martin. Ao fundo um TD 2000, outro modelo trabalhado pela Lifestyle Automotive.

A paixão pela liberdade está implícita até na bandeira dos franceses. Estamos tratando de um conceito que pode ser facilmente relacionado ao esporte sobre rodas, e neste quesito a França é uma referência obrigatória. Veja as 24 horas de Le Mans, disputadas anualmente desde o começo do automobilismo. Não podemos esquecer de Alain Prost, piloto quatro vezes campeão mundial, num período em que ele teve que dividir as vitórias com Niki Lauda, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Nigel Mansell. As marcas francesas também desenvolveram soluções que revolucionaram a indústria de automóveis, como a Renault, a Citroën e a Peugeot.

Para quem ama dirigir por esporte e com o espírito da liberdade, apenas três palavras bastam para fazer seus olhos brilharem: "Conversível, dois passageiros". O problema é que os melhores exemplares que atendem a esta equação são muito caros, quando os mesmos não são muito antigos ou raros. Ou seja, dirigir um carro como este sempre foi um privilégio para poucos.

A versão Speedster II da PGO é mais fiel ao desenho clássico do 356, o primeiro modelo fabricado pela própria Porsche.

É neste ponto que a PGO abre fronteiras, quando leva ao mercado suas duas versões claramente inspiradas no Porsche 356, produzido entre 1948 e 1965. A Speedster II é mais fiel ao modelo alemão, ao passo que a Cevennes apresenta uma nova leitura no design. Mas ambas buscam atender a um anseio de igualdade, ao oferecerem maiores oportunidades de uma pessoa comum realizar o sonho de guiar um carro diferente.

De acordo com Tom Martin, líder da Lifestyle Automotive, que testou a marca no primeiro semestre de 2007, "a PGO começou sua vida construindo réplicas de speedsters, assim como a brasileira Chamonix e muitas outras, então começaram a desenvolver seu próprio carro, que usa a mecânica do Peugeot 206 GTi. Pesando 997 quilos e com 135 cavalos de potência, este modelo atinge a 100 km/h em cerca de 6.8 segundos, mais rápido do que a BMW Z4 2.5 litros. É veloz o suficiente para ser emocionante. O mais importante: o modelo tem muito estilo".

A estrutura do PGO, com motor entre-eixos, resulta num veículo leve e ágil, cujo desempenho se equivale ao das grandes marcas.

Sobre as versões Cevennes e Speedster II, nosso amigo ainda comenta: " o PGO tem dois tratamentos frontais, mas o sistema de refrigeração para o motor é o mesmo em ambos. Seu motor, de montagem central, deixa muito espaço ao redor, que ajuda nesta tarefa. O carro já possui uma boa performance, mas nós veremos se há alguma possibilidade para se fazer melhorias". Como um piloto que já disputou a Fórmula 3, Tom Martin usa sua experiência não apenas para negociar carros pela Lifestyle Automotive, mas para atuar como um consultor que ajuda no desenvolvimento de cada modelo, por isso a necessidade de realizar os testes.

Linhas clássicas e aerodinâmicas. Combinação perfeita para seduzir quem não abre mão das recentes tecnologias.

Pensando bem, estamos diante de um carro produzido na França, inspirado num clássico da Alemanha, dirigido e analisado no Reino Unido. Eis um belo exemplo de fraternidade! Mais informações sobre a PGO e a Lifestyle Automotive podem ser obtidas em seus respectivos sites.



O acabamento dos carros da PGO oferece conforto e prazer ao dirigir, cujo volante na direita atende à comunidade inglesa.

Por Jean Tosetto
Imagens gentilmente cedidas por Tom Martin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.