1º Passeio do MP Lafer - Serra Negra 1998

Graças à colaboração inestimável do Doutor Gilberto Martines, que esteve presente em todos os passeios promovidos pelo Clube MP Lafer Brasil - arquivando as cartas de convite e registrando os eventos através de fotografias - será possível compartilhar com a comunidade de internautas entusiastas do MP, um pouco da história de cada um dos cinco primeiros passeios, ocorridos anteriormente à criação do site mplafer.net!

O primeiro passeio promovido pelo Clube MP Lafer Brasil contou basicamente com os membros mais assíduos nos encontros do Shopping “D” em São Paulo, que aconteciam sempre no primeiro domingo de cada mês. Na época, a Internet ainda era um meio pouco usado na divulgação das atividades da associação, que se valia primordialmente da correspondência postal para entrar em contato com os sócios mais distantes - como podemos conferir em trechos da carta a seguir, redigida pelos diretores Marcos Antonio de Oliveira Neto e Walter Barboza de Arruda em 31 de março daquele ano, e remetida para 130 associados:

“Prezado Proprietário de MP Lafer,

Em primeiro lugar queremos cumprimentá-lo pelo bom gosto de possuir um exemplar deste que não é um carro qualquer. O MP Lafer é um carro muito especial, muito admirado por todos que o vêem e, portanto, é um privilégio possuí-lo bem conservado.

O que para muitos é um sonho, para nós ele se tornou uma realidade, portanto, tratá-lo com cuidado e carinho é um prazer inigualável.

Com o propósito de perpetuá-lo, um grupo de proprietários resolveu criar informalmente o Clube do MP, com o intuito de reunir o maior número de proprietários, para troca de informações sobre a sua manutenção em geral.

Por sugestão de alguns proprietários, resolveu-se promover o 1º Passeio do MP Lafer, a ser realizado no dia 26 de abril de 1998 (domingo), com visita à cidade de Serra Negra, ao qual você está convocado a comparecer, levando um acompanhante.

O ponto de encontro e de partida será no km 28 da Rodovia dos Bandeirantes, no Posto BR, às 9:00 horas da manhã, e o roteiro a ser seguido será: via Bandeirantes até a saída do km 59, Itatiba, Morungaba, Amparo e Serra Negra.

Os carros serão estacionados na Praça João Havelange, no centro da cidade, na calçada em volta do coreto e do chafariz, pois já foi obtida a permissão do Secretário de Cultura e Lazer.

Esperamos contar com sua participação.”

De acordo com Gilberto Martines, o almoço foi feito na churrascaria “Estância Gaúcha”. Notem, em algumas imagens, que alguns MPs ainda circulavam com placas amarelas - abolidas naquele ano. O resultado deste primeiro evento foi comentado pelo próprio Clube MP Lafer Brasil, através de outra carta, assinada desta vez também pelo presidente da época, Samuel Silva Júnior, em primeiro de setembro seguinte:

“O 1º Passeio do MP Lafer realizado em 26 de abril de 1998, data comemorativa do 1º aniversário de fundação do nosso Clube, foi um verdadeiro sucesso, pois mesmo com o dia típico de garoa paulistana, houve o comparecimento de 42 veículos, que fizeram o espetáculo no trajeto e na estada em Serra Negra. A fila indiana nas rodovias despertou a atenção de todo o público, pois, se já é difícil de se ver um MP Lafer nas ruas, imaginem o espetáculo que foi ver uma fila de cerca de um quilometro deles.

Vale ressaltar que o Clube do MP, fundado em março de 1997 e registrado em cartório competente, é uma entidade sem fins comerciais. Tem como objetivo reunir amigos apreciadores do MP Lafer para troca de informações visando a manutenção dos veículos. Dessa forma o Clube tem o dever de informar durante as reuniões, encontros ou por carta, os melhores locais para execução de serviços de restauração, manutenção, compra de peças e profissionais competentes, cujas informações são prestadas pelos próprios associados.”

Texto: Jean Tosetto, Marcos Antonio, Samuel Júnior e Walter Arruda.

Fotos do ponto de partida: Gilberto Martines.

As demais fotos foram publicadas originalmente na revista Collector´s Magazine – Ano II – nº 08.

Primeira publicação no site mplafer.net: abril 2006.

Comente esta matéria