Almoço em Santana de Parnaíba - 2005

Pela quarta vez consecutiva, o mês de dezembro ficará na lembrança dos proprietários de MP Lafer da Grande São Paulo e imediações, através de uma tradição que vai se firmando no calendário do Clube MP Lafer Brasil, que é o almoço de final de ano. E os números não param de aumentar, pois neste ano de 2005 foram contabilizados cerca de 70 conversíveis, que no sábado, dia 10, se reuniram às 10 horas da manhã na democrática Praça Charles Müller, que embeleza o Estádio do Pacaembu.



Um espaço democrático sim, mas cada vez mais elitista. Palco de concentração de todas as torcidas paulistanas do futebol, o Pacaembu é famoso também pelos grandes shows de rock ali promovidos. Mas recentemente a vizinhança, em seu pleno direito de zelar pelo sossego, quase impediu a realização de um espetáculo aguardado há mais de uma década pelos fãs da banda Pearl Jam, que depois de um acordo intermediado pela prefeitura, concordou em tocar mais cedo, para encerrar a festa antes das 10 horas da noite.



Por sorte dos moradores da região, o que costuma ser combinado entre os entusiastas do MP é o almoço de final de ano - já pensou se fosse um jantar? Imagine 70 MPs ligando seus motores todos juntos as 10 horas da noite! Muita gente optaria pelos acordes do Pearl Jam mesmo - embora o ronco de um motor boxer refrigerado a ar soe como algo muito agradável aos brasileiros, especialmente para aqueles que cresceram ouvindo outros batuques, como os protagonizados por DKWs e Lambrettas, de tempos mais românticos.



Mas voltemos ao almoço, uma vez que precisamos contar um pouco sobre Santana de Parnaíba, a cidade escolhida da vez para receber os conversíveis, que tomaram conta de suas ruas estreitas e ainda ladrilhadas ao modo colonial. Trata-se de uma localidade cuja origem alcança o século XVI, como ponto de partida dos bandeirantes que se aventuravam pela rota do Rio Tietê, em busca de ouro e outros metais preciosos. O desenvolvimento econômico nunca foi seu forte, mas cabe à cidade o registro de ser a primeira do país a contar com uma usina hidrelétrica construída com o capital inglês da "Light & Power Company", no início do século XX.



Ao contrário de cidades relativamente próximas e servidas por importantes rodovias - como Osasco pela Anhangüera, Barueri pela Castelo Branco e Cotia peal Raposo Tavares - Santana de Parnaíba não passou pelo processo, por vezes desordenado, de crescimento populacional impulsionado pela expansão da especulação imobiliária a partir de São Paulo capital, o que colaborou decisivamente para o município ter mais de duas centenas de imóveis tombados pelo CONDEPHAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo).





Disso resulta os incentivos para o desenvolvimento do turismo histórico, cultural e religioso da região. No roteiro gastronômico, o Restaurante São Paulo Antigo, apesar do nome, é conhecido na cidade pela sua especialidade em comida mineira, com destaque para o "leitão à purucuca", conforme ressaltado no convite distribuído via Internet pelo Clube MP Lafer Brasil. Foi lá o ponto de chegada para todos que compareceram ao evento, para trocar votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Momento sempre oportuno para agradecer também: neste caso ao Nelson Porto, pelo envio da imagens deste artigo!

Primeira publicação no site mplafer.net: dezembro 2005


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.