Páginas

MP Lafer by Batelli

IN MEMORIAM

É com pesar que comunicamos o passamento de Eduardo Batelli, em 10 de fevereiro de 2021. Ele estava internado num hospital de São Paulo, inconsciente. Há anos ele sofria de problemas crônicos de saúde e, em meados de 2020, iniciou um tratamento contra o câncer. Seu estado de saúde se agravou em dezembro. Registramos nossos sentimentos aos seus amigos e familiares. O artigo a seguir ficará publicado neste site, em sua memória.

MP Lafer 1978Este MP Lafer 1978 é comportado por fora mas guarda um motor nervoso.

No último fim de semana de junho de 2008, o Engenheiro e Advogado Eduardo Batelli - que atualmente administra a M. Pioneira, oficina especializada em MP Lafer - esteve na região de Campinas para participar do encontro mensal realizado no Galleria Shopping, e alongou a viajem desde São Paulo para fazer uma visita de cortesia ao escritório do Arquiteto Jean Tosetto em Paulínia, onde o site mplafer.net é editado.

Na ocasião, pudemos experimentar seu MP Lafer 1978, que aparentemente se apresenta com o charme característico do modelo, mas revela um desempenho surpreendente logo que se engata a primeira marcha. É que o carro conta com um motor derivado da VW Kombi, com 1.700cc e preparação esportiva, que compreende a ignição eletrônica no lugar do platinado e a injeção eletrônica substituindo o par da carburação. A estrada que utilizamos não permitiu aferir a velocidade final do conjunto, mas com 100km/h no marcador, ficou a impressão de que havia uma grande margem para desenvolvimento, embora faltasse à caixa de câmbio uma quinta marcha para deslanchar o pedal do acelerador.

Motor VW 1.7 EFIUm autêntico MP Lafer EFI com motor 1.7 refrigerado a ar e bloco cromado.

Ao contornar rotatórias e realizar curvas fechadas, nos chamou a atenção o volante de empunhadura em couro macio, com diâmetro maior do que o convencional: 350 mm. Segundo a proposta do Batelli, esta solução facilita a visualização do painel e diminui o esforço dos braços nas manobras mais bruscas. Um porém, no campo da ergonomia, fica por conta dos motoristas de grande estatura, pois os raios maiores aproximam a direção das pernas dos mesmos. Internamente ressaltamos ainda que a alavanca do câmbio também é alongada, o que facilita a troca de marchas em tocadas mais suaves.

Volante maiorO volante possui boa empunhadura e combina com o acabamento interno.

No modelo que o Batelli trouxe à Paulínia a capota era convencional, no entanto, outra proposta que ele apresenta se trata da capota marítima - uma versão inspirada nos modelos esportivos ingleses dos anos 50 - o que acentua o conceito de nostalgia do MP Lafer. Diferentemente da capota comum, a capota marítima é abotoada junto ao painel do veículo, o que exige a perfuração de pontos espaçados na fibra de vidro para que ela possa ser instalada, como podemos verificar na imagem a seguir.

Capota marítimaMP Lafer fotografado no Rio de Janeiro com a capota marítima.

Na condição de Engenheiro envolvido com a indústria automobilística desde os anos 60 - com passagens pela Simca do Brasil e General Motors, entre outras - Eduardo Batelli ao assumir a M. Pioneira optou por não restringir seu trabalho à restauração e manutenção de MPs, mas também a desenvolver especificações para personalizar o modelo. Portanto, vale lembrar que tais propostas alteram a originalidade do veículo, o que impede a obtenção do certificado para a placa preta. Mais informações sobre o trabalho do Batelli estão disponíveis neste e-mail (suprimido).

2 comentários:

  1. I have #29 MP LAFER from August 1974 1st year of production,can anyone help me get wire spoke caps for tires

    ResponderExcluir
  2. Foi com muita tristeza que soube do falecimento do nobre amigo Eduardo Batelli, que infelizmente não cheguei a conhece-lo pessoalmente, mais tinhamos amizade já a vários anos. Eduardo deixará uma saudade irreparável, devido a sua educação, sua finura, e a disponibilidade de sempre estar pronto para qualquer tipo de informação. Meus sentimentos profundos a toda família.

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.