Oficinas & restaurantes

O caos parece imperar numa oficina, tal qual na cozinha de um restaurante.
O caos parece imperar numa oficina, tal qual na cozinha de um restaurante.

Oficinas de restauração de veículos guardam mais semelhanças com restaurantes do que um simples jogo de palavras.

Por Jean Tosetto *

Em português a palavra “restaurante” define os lugares nos quais as pessoas vão para almoçar ou jantar. Lá elas restauram suas energias e, dependendo do ambiente e da companhia, restauram também o bom astral, embora o verbo “restaurar” não seja facilmente associado com uma boa comida ou bebida.

Já as oficinas de carros, especialmente as especializadas em restauração dos mesmos, carregam um significado mais óbvio. São nestes espaços que os automóveis são recuperados e, se você prestar atenção, para cada tipo de restaurante há um tipo parecido de oficina.

Vamos começar pelos restaurantes de fast-food? Você chega lá, faz a sua escolha e, enquanto paga, o lanche já está sendo entregue numa bandeja que você mesmo leva para a mesa. Existem oficinas do tipo fast-food também, nelas a preferência são os carros novos ou seminovos e se trabalha na base da troca das peças. Nada de desamassar um para-lama: troca-se o mesmo. Se você não aprecia lanches, não leve seu carro antigo nestes lugares.

Na outra ponta temos os restaurantes da linha gourmet, tocados por chefes badalados. Neste tipo de casa não adianta chegar em cima da hora: é preciso fazer uma reserva com boa antecedência. No caso de oficinas renomadas por sua especialidade, tal espera pode durar meses apenas para ingressar com o carro na garagem. A entrega do serviço também é demorada e o custo é bem alto. É preciso ver se é condizente com a qualidade do serviço.

E os restaurantes de beira de estrada? Se você estiver viajando, tome cuidado com eles. Nunca se sabe o que tem na cozinha destes lugares. Pode ser uma comida saborosa, mas pode ser também uma bomba de sujeira temperada com sódio e salitre. O mesmo se aplica para tais oficinas – um reparo de emergência pode custar os olhos da cara e ser apenas um remendo temporário, ou o serviço pode ser perfeito por um preço irrisório. Quase nunca dá para saber.

Existem também os restaurantes que na Itália são conhecidos como osterias. São pequenas casas familiares que abrem um espaço para servir vinho e comida simples. Geralmente são lugares muito acolhedores, mas para poucas pessoas. Existem mecânicos que abrem oficinas na garagem de suas casas. Eles geralmente trabalham com um ou dois carros de cada vez. Se você conhece algum profissional nesta condição, sorte sua. O serviço não será tão rápido, mas será acessível.

Por fim temos os restaurantes de rua, famosos apenas em suas cidades. Muitos deles já são tradicionais e passam de pai para filho. A decoração não é lá essas coisas, mas o vínculo de amizade que vai se formando entre proprietários e clientes dificulta que os últimos saiam para procurar alternativas. O Brasil está repleto de oficinas assim, especialmente nas cidades menores.

Como sempre, confiança é base de tudo. É preciso acreditar tanto no restaurante onde você levará sua família como na oficina que você escolheu para deixar seu carro. É bom visitar a cozinha de vez em quando, para saber se tudo está em ordem, como também é bom dar uma passada na oficina para saber do andamento dos serviços. Porém, isto não pode ser exagerado, sob o risco de atrapalhar o cozinheiro ou o mecânico em seus atributos.

Bons restaurantes e oficinas costumam ser recomendados por pessoas de bom gosto. Neste ponto, tenho certeza de que você tem um leque de boas opções para compartilhar. Ao menos bom gosto você tem, ou não teria nos prestigiado até aqui com a leitura desta crônica, que se encerra com a palavra "obrigado".

* Jean Tosetto é arquiteto desde 1999 e editor do site mplafer.net desde 2001. É também autor do livro “MP Lafer: a recriação de um ícone” - lançado em 2012. Este artigo foi publicado originalmente na Revista MotorMachine número 13, em junho de 2015.


Veja também:


2 comentários:

  1. gilberto martines10/2/17 00:07

    Jean, parabéns , muito bom essa comparação do restaurante e a oficina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Gilberto. Aos poucos vamos republicando os melhores textos da nossa coluna em MotorMachine.

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.