Galeria 2014: van Diggele

Arjan van Diggele em seu MP Lafer 1976, diante de um moinho de vento da região de Delden, Holanda.
Arjan van Diggele em seu MP Lafer 1976, diante de um moinho de vento da região de Delden, Holanda.

Hartelijke Groeten uit Nederland

Paixão se remunera com paixão. É esta a constatação que se faz sempre que uma boa surpresa, relacionada com aquilo que você tanto preza, deixa o seu dia mais colorido e ensolarado. Por exemplo? No dia 10 de abril de 2014 recebemos a encomenda de um exemplar do livro "MP Lafer: a recriação de um ícone" da parte de alguém que não fala português, dado que vive na Holanda.

Arjan van Diggele se apresentou como "laferista" - assim mesmo, na grafia de nosso idioma. Os holandeses aprendem alemão, francês e inglês na escola, mas não as línguas latinas. Morando do outro lado do oceano, ele já tinha fotos de seu MP Lafer 1976 publicada na galeria do site mplafer.com - editado pelo grande chapa João Saboia.

Ao responder para o Arjan, lhe orientamos para formalizar a compra no PayPal e solicitamos que enviasse imagens de seu carro para publicação no site mplafer.net - Muito atencioso, van Diggele nos pediu para esperar alguns dias, para o verão chegar em seu país e facilitar as ocasiões para tirar o conversível da garagem.

A bordo de um MP Lafer fica mais fácil abrir um sorriso para o fotógrafo, ainda mais num cenário tão inspirador como nos campos dos países baixos da Europa.
A bordo de um MP Lafer fica mais fácil abrir um sorriso para o fotógrafo, ainda mais num cenário tão inspirador como nos campos dos países baixos da Europa.

Despachamos o exemplar do livro com a devida dedicatória no dia seguinte, e relatamos que perto de nossa casa havia uma cidade que guardava fortes referências da imigração holandesa, após a Segunda Guerra Mundial. Estávamos nos referindo ao município de Holambra, sobre o qual escrevemos um artigo para a Revista MotorMachine, publicado também neste link.

Arjan ficou surpreso ao saber que Holambra tinha um autêntico moinho de vento. Desta vez ele nos contou  que tinha certa dificuldade para encomendar peças do MP Lafer no Brasil, até que localizou na Internet a loja virtual da Bunnitu Peças e Acessórios - sediada na cidade paulista de Pirassununga, onde os atendentes se comunicam em inglês (olha aí o recado para a concorrência que estacionou no tempo).

O livro do MP Lafer chega na Holanda, numa imagem que dispensa traduções.
O livro do MP Lafer chega na Holanda, numa imagem que dispensa traduções.

Finalmente, duas semanas depois, o livro do MP Lafer chegou ao destinatário. Rico em fotografias e ilustrações coloridas e altamente explicativas, o exemplar encadernado de modo semi artesanal chamou atenção na página 41, por causa da reprodução de um anúncio das mobílias da Lafer, veiculado em revistas da Bélgica e Holanda, escrito no dialeto que ele compreendia.

Como sua filha estudou na Espanha e fez amizade com vários brasileiros, ela ficou encarregada de auxiliar o pai na compreensão do restante da obra. Neste ponto devemos confidenciar que é nosso desejo traduzir o livro para o inglês no futuro, em versão eletrônica para tablets, quando a edição impressa se esgotar.

As imagens que você aprecia neste momento chegaram no dia 07 de junho de 2014. Elas são dos primeiros dias de verão na Holanda, onde a temperatura dificilmente ultrapassa os 25 graus Celsius - suficientes para os holandeses saborearem a vida. Eles, que já aterraram parte de sua costa marítima para estender seu território, estão acostumados a fazer mais com menos. Uma lição que nós brasileiros devemos aprender.

Em meio à Copa da FIFA disputada no Brasil, van Diggele envia esta imagem de 01 de julho de 2014: o MP Lafer é amarelo, mas a torcida é pela Laranja Mecânica!
Em meio à Copa da FIFA disputada no Brasil, van Diggele envia esta imagem de 01 de julho de 2014: o MP Lafer é amarelo, mas a torcida é pela Laranja Mecânica!

4 comentários:

  1. Como é bem do Jean, cada vez ele consegue registrar mais estas informações sobre as nossas baratinhas, que ficam alegrando nossos amigos na Europa. Parabéns e um abraço.
    Batelli - 01/07/2014

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Batelli. É um prazer editar este site que só me traz satisfações. Abraços!

      Excluir
  2. Gilberto Martines3/7/14 16:37

    Jean, boa tarde!
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizar pela matéria do Holandes Diggele. É com matérias como esta que a gente constata o carinho e a admiração que as pessoas tem pelos MPs.
    Quando vi a foto do seu livro nas mãos do Diggle me lembrei do passeio anual do Clube do MP em Campos do Jordão (2011), quando vc me falou em "off ", que estava fazendo um livro sobre o MP Lafer, eu te incentivei, achei a ideia ótima, mas não imaginava que esse trabalho fosse chegar aonde esta chegando, espalhando-se pelo mundo, parabéns e me sinto muito orgulhoso por ter algumas fotos do meu carro em seu livro e principalmente por ser seu amigo. Um abraço Giba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Giba, nem dá para imaginar o site mplafer.net sem as suas colaborações, cobrindo os encontros de carros antigos com a participação do Clube do MP Lafer. Também não dá para contar a história do carro sem ao menos mencionar seu nome, um dos grandes incentivadores da marca.
      É uma satisfação e um privilégio fazer parte deste ambiente de amizade e sincero entusiasmo. Grande abraço, amigo!

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.