Abril: mês do MP Lafer

Em 2010 o MP Lafer completou 36 anos de seu lançamento oficial. Não se trata de um número redondo - como por exemplo os 40 anos da separação do Beatles, também num mês de abril. Mas se você multiplicar 36 por 2, terá como resultado a idade daquele que comandou - e financiou - o projeto que resultaria num modelo pioneiro para o mercado brasileiro, afinal de contas, pela primeira vez se utilizava a tecnologia disponível na época para recriar um automóvel de linhas clássicas.

Acima, a reprodução da matéria de Leandro Alvares (a quem agradecemos a cortesia) para o Jornal do Carro, encarte do Jornal da Tarde, publicada em 04 de abril de 2010. Abaixo, à esquerda, Percival Lafer fotografado por Gilberto Martines na Estação da Luz, em São Paulo.

Aos 72 anos, metade dos quais vividos após a entrega da primeira unidade de linha do MP, Percival Lafer se emocionou com a festa preparada para ele na Estação da Luz em São Paulo, ocorrida no dia 04 de abril, como ele mesmo revela à Jean Tosetto - editor de mplafer.net: 

"O encontro foi muito descontraído e agradável, uma gostosa pausa nesta vida corrida que a gente leva. É emocionante estar cercado de um grupo de pessoas que investem boa parte do seu tempo curtindo esta paixão, que parece ser ilimitada no tempo. Eu realmente tinha a convicção de que o projeto MP Lafer era atemporal, mas nunca imaginei que viesse a sensibilizar tantos, por tanto tempo. Fica registrado também o carinho com que fui recebido neste evento. Vai ficar na memória para o resto da vida.

Quero também deixar claro que até onde fui informado, a iniciativa da criação do Dia Nacional do MP Lafer partiu dos próprios Laferistas. Do Durval Mangosso, imediatamente endossada pelo Pedro Bergaro e pelo Dr. Tanil. Minha participação se resumiu em apoiar a iniciativa, e sugerir como data da celebração o dia 5 de abril, porque foi exatamente neste dia, no ano de 1974, que o primeiro MP Lafer saiu da linha de montagem, diretamente para as mãos do Emerson Fittipaldi. Muita emoção na época, muita emoção agora, passados “apenas” 36 anos."


Primeiro passeio do Clube MP Lafer Brasil

Vamos dividir 36 por 3? O resultado será 12. Foi em 26 de abril de 1998 - há 12 anos - que o Clube MP Lafer Brasil realizou seu primeiro passeio - um evento que se tornaria, tempos depois, um dos mais esperados pelos proprietários e entusiastas do modelo. A cidade escolhida para a ocasião foi Serra Negra e Walter Arruda, um dos fundadores da agremiação, em entrevista à este site, comentou sobre este dia especial:

"Tudo era novo para nós, não tínhamos experiência nenhuma, e não sabíamos se podia dar certo. Coisas como escolha de local de destino, horários, saída, percurso, entre outras, eram incógnitas. Após escolhido o local, Serra Negra, e tudo acertado com a Prefeitura, na data divulgada em carta, fomos para o local combinado para ver o que poderia acontecer nesta aventura. É indescritível a sensação que tivemos, enquanto aguardávamos o pessoal chegar. Que pessoal? Nem sabíamos que pudéssemos contar com um pessoal. Poderia ter sido um tremendo furo na água. Mas, o pessoal foi chegando, chegando, e finalmente pudemos contar o número fantástico de 42 MPs reunidos para realizar o tão desejado Passeio do MP Lafer."

O número de participantes dos passeios do MP, desde então, cresceu ano após ano, atingindo a casa da centena. Não à toa, 10 dos 13 primeiros passeios anuais do Clube foram realizados no mês de abril.

O 13º Passeio do MP teve como destino Águas de São Pedro e reuniu 110 unidades do conversível em 25 de abril de 2009. No artigo que registrou este belo encontro lemos que "a grande estrela do dia foi Antonio Adolfo De Mitry, ex-funcionário da Lafer que desempenhou um papel fundamental no projeto do MP, ainda em 1972. Ao receber uma placa de homenagem da prefeitura de Águas de São Pedro, ele contou aos interlocutores que a equipe que desenvolveu o primeiro protótipo do MP Lafer - na época MGT - teve apenas 28 dias para concluir a tarefa a tempo de levar o modelo para o Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano. Atualmente, De Mitry é professor de desenho industrial."

Lançamento do site mplafer.net

Pois é, por mera coincidência o site mplafer.net entrou na rede em 21 de abril de 2003. A data não foi escolhida por um motivo específico, a não ser que era um feriado, onde o trabalho profissional foi deixado um pouco de lado para que o hobby (produzir um site) ganhasse corpo.

O site mplafer.net também teve uma fase preliminar. Assim como o MP Lafer teve seis protótipos entre novembro de 1972 e abril de 1974 - que no período eram chamados de MGT - nós tínhamos uma página gratuita denominada mplafer.hpg.com.br - que havia sido criada despretensiosamente em agosto de 2001. No início havia a seguinte mensagem:

"Dirigir sem se preocupar em chegar mais rápido, ou arrancar primeiro após o sinal verde.
Dar passagem aos veículos mais novos, apenas para constatar a admiração dos passageiros...
Não importa o ano, a cor, dirigir o MP é sempre uma satisfação.
Se você possui um exemplar ou se entusiasma pelo modelo, envie seu relato, e se possível, uma foto do carro.
Acompanhe as novidades que o mplafer.hpg.com.br traz, mas não tenha muita pressa, como convém a um bom laferista!"

 Frame da animação em Flash que havia na página inicial do site mplafer.hpg.com.br

Parece que a convocação deu certo: desde então recebemos incontáveis colaborações, com milhares de fotos e centenas de relatos pessoais inestimáveis, tamanho o carinho e atenção que suas palavras carregam. A todos vocês o nosso muito obrigado. Por vocês, tínhamos que "encurtar" o endereço da página: surgiu o mplafer.net.

Fizemos a mudança com auxílio do webdesigner Rene Sarli, a quem ainda recorreríamos muito, pelo menos até novembro de 2006, quando finalmente aderimos às facilidades de edição e publicação do sistema Blogger. Não sem antes aprender algumas noções de linguagem html, com as quais criamos um modelo de página exclusivo.

Não é pretensão nossa equiparar o surgimento de um simples site com o lançamento de um carro memorável, e mesmo de um clube tão carismático, mas  por essas e por outras, não seria exagero afirmar que abril é o mês do MP Lafer!
JT

Gilberto Martines escreve em 17 de abril de 2010:

"Ao ler sobre "Abril: Mês do MP lafer" me veio a memória do primeiro passeio do Clube, como foi citado. Passeio este sem pretensão alguma, sem saber o resultado da convocação e que teve um resultado maravilhoso - que até hoje torna o mês de abril um mês muito esperado para nós laferistas, parecendo o dia de Natal para muitas crianças.

Lembro sempre de uma frase citada na carta de convocação para o primeiro passeio, que dizia: "O que para muitos é um sonho, para nós ele se tornou uma realidade, portanto tratá-lo com cuidado e carinho (o MP Lafer), é um prazer inigualável" - essa carta poderia até ser publicada no site, pois nela o Walter e o Marcão conseguiram mexer com uma paixão que estava sendo esquecida: as nossas "baratinhas".

Hoje elas estão em alta, muito admiradas por onde passam e ainda continuam sendo um sonho para muita gente. Vale lembrar que falta uma semana para o nosso 14º encontro anual, e a vontade de ver nossos carrinhos na estrada vai aumentando a cada dia, mas está chegando. Forte abraço e até Aguas de São Pedro."

Veja também:

Um comentário:

  1. Meu número é 961952729 morro em Cotia se alguém tiver foto do MP doado para o Emerson Fittipaldi,por favor me mande , preciso para colocar na história do carro que possuo

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.