O MG Bandeirante Amarelo

Perfil inconfundível do MG na homenagem da Bandeirante ao MP Lafer.

Há várias maneiras de acalentar um sonho. Pedalar é uma delas. No final dos anos setenta e começo do anos oitenta, não eram só os jovens e adolescentes que nutriam interesse pelo MP Lafer - um modelo que senhores de meia idade bem sucedidos tinham o prazer de desfrutar pessoalmente - as crianças na primeira dentição já podiam curtir o pequeno carro concebido pela Brinquedos Bandeirante e desta forma, sem saber, estariam garantindo a manutenção e restauração de vários MPs um quarto de século depois. Sim, o MG Bandeirante foi possivelmente o "primeiro carro" de muita gente grande hoje...

Custódio Saraiva, nosso correspondente do Rio Grande do Sul, teve a felicidade de encontrar um exemplar amarelo deste brinquedo, que também era comercializado na cor vermelha, e prontamente agraciou o site mplafer.net com mais um belo e singelo relato, cujas memórias que evoca costumam ficar guardadas no coração daquela criança que muitos ainda carregam - pelo menos aqueles que tiveram o prazer de crescer numa época em que os brinquedos ainda não precisavam de pilhas e componentes eletrônicos.

O para-choque levemente deformado demonstra que alguém pedalou muito nesta barata.

As linhas elegantes do MG se preservam mesmo em escala reduzida, para encantar os garotos de todas as idades.

"Tenho acompanhado com muito interesse as matérias veiculadas no site. Volto a escrever, trazendo uma simples contribuição que, a meu ver, poderá ser proveitosa.

Há alguns dias, em um passeio pela serra gaúcha, visitei um morador local que faz cestos em vime e qual não foi minha surpresa quando descobri que, em um canto do porão da casa, coberto pelo pó,estava um brinquedo de época, a pedal, retratando uma MG. Apesar das precárias condições, tal achado motivou-me a voltar ao local em outro dia para fotografá-lo.

A pequena calota do sobressalente se perdeu com o tempo. As lanternas lembram o formato adotado pelo MP Lafer.

Embora denominado MG, o brinquedo é claramente inspirado no MP Lafer. Vide entrada de ar na tampa traseira do motor.

Realmente o brinquedo, na minha opinião, tem muito a ver com o MP tanto na estética quanto no significado. Explico: sou um entusiasta de carros conversíveis. Porém, a meu ver, o MP Lafer é o único que transmite a quem o dirige, uma sensação mágica, talvez idêntica a aquela experimentada por nós quando crianças, "a bordo" do carrinho a pedal, viajando pelas estradas da imaginação.

O Lafer desperta um pouco da criança que cada um traz dentro de si e isso, nos dias de hoje, é muito necessário.
Apesar de não possuir mais o carro, sou testemunha do valor terapêutico de um passeio com o MP - no verão com a capota arriada ou no inverno no aconchego de seu "cockpit".

Não é para menos que um comercial da época se referia ao MP como o pássaro da liberdade."

As peças enferrujadas indicam que nem só de plástico se faziam brinquedos antigamente...

A plaqueta não mente: um MG Bandeirante autêntico. Só faltou a numeração do chassi.

6 comentários:

  1. Puxa, meu primo Renê teve um deste, amarelo também. Eu gostava de andar nele.

    ResponderExcluir
  2. Puxaaaa!! Que lindoo!! Me senti criança novamente! Eu tive um desses...só que azul claro "calcinha" rsrs Era sem dúvida meu brinquedo preferido! Muito bacana o post!!!

    ResponderExcluir
  3. Puxaaaa!! Me senti criança novamente!!! Lindo! Tive um desses quando criança, era azul clarinho ou "azul calcinha" era sem dúvida meu brinquedo preferido!!! Muito bacana o post parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Hola, soy de Bogotá - Colombia, yo tuve un MG de brinquedos bandeirante igual al de la foto pero de color rojo, definitivamente uno de mis juguetes favoritos, gracias a Brasil por hacer este producto tan excelente, saludos a todos los hermanos brasileños! (Perdón por hablar en español pero no se hablar idioma brasilero)

    ResponderExcluir
  5. Tive um azul!

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um desses amarelo para está tão lindo quanto o da foto interessados 51 99957-8956

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.